terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tratado internacional é a melhor arma contra espionagem dos EUA, diz especialista americano

A presidente Dilma Rousseff usou seu discurso de abertura da 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (24), paracriticar o esquema global de espionagem montado pelos EUA. A brasileira sugeriu a criação de um sistema internacional para governar a internet. Para o advogado especialista em direitos civis, Alexander Abdo, um tratado internacional poderá ser uma das melhores ferramentas para controlar os abusos de vigilância entre governos.

“É preciso criar parâmetros legais para proteger os indivíduos não só nos EUA, mas no mundo inteiro. A privacidade do cidadão é parte dos direitos humanos”, disse Abdo ao R7, em Nova York.
Abdo pertence à American Civil Liberties Union (União Americana de Liberdades Civis), que foi fundada em 1920 para defender o direito de liberdade de expressão no país.
Desde os atentados de 11 de setembro de 2011, ele lidera um projeto que analisa as ações de segurança tomadas pelos Estados Unidos após o ataque da Al Qaeda. Hoje, a instituição conta com a ajuda de mais de 600 mil americanos para sobreviver e, entre seus casos mais recentes, estão a defesa de meia dúzia de prisioneiros na base americano em Guantánamo, dentro do território cubano.


Postado por: Mateus Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário